Emeli Moura de Araújo

Emeli Moura de Araújo

Coordenadora do Projeto

Professora adjunta do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Cosmetologia, Farmacotécnica, Farmácia Estética, Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade; atuando principalmente nos seguintes temas: novos filtros solares, testes in vivo e in vitro, desenvolvimento de novas formulações, nanotecnologia e vigilância sanitária.

Currículo Lattes

Samanta Cardozo Mourão

Samanta Cardozo Mourão

Coordenadora do Projeto

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica – mod. Fármacos e Medicamentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense atuando na Faculdade de Farmácia nas disciplinas de Farmacotécnica e Tecnologia de Cosméticos. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotecnia, atuando no desenvolvimento, produção e controle de formulações de liberação convencional ou modificada bem como na avaliação biofarmacêutica.

Currículo Lattes

Carlos Augusto Peregrino

Carlos Augusto Peregrino

Professor Colaborador

Possui graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, foi Professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Diretor do Curso de Farmácia e Coordenador Pedagógico Nacional do Curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá de 2000 a 2014. Atua como Diretor do Laboratório Universitário Rodolpho Albino (LURA), vinculado a Pro-reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacotécnica, legislação de fitoterápicos, Tecnologia farmacêutica aplicada a Medicamentos e Fitoterápicos, Controle de qualidade fitoterápicos e direito de propriedade intelectual. Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Novas Formulações – LDNF, ligado ao LURA, e ao Instituto Vital Brazil/IVB. Responsável pela criação do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Pós Graduação Latu Sensu em Ciência de Medicamentos e de Alimentos, Curso de Pós graduação latu sensu em Tecnologia Farmacêutica, ambos da Faculdade de Farmácia da UFF, e Professor do Curso de Pós Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia do Instituto de Biologia da UFF. Ampla experiência em Gestão na Educação de Nivel Superior, na área de Farmácia e Desenvolvimento de formulações para a área Farmacêutica.

Currículo Lattes

Mayara Silva

Mayara Silva

Aluna

Formada em Bacharel em Farmácia pela Universidade Salgado de Oliveira. Conheci o PROUC através do meu primo, que também é aluno do projeto, e resolvi ser aluna voluntária durante o tempo que me restava para o final do curso. No entanto, decidi continuar como voluntária do projeto, além disso, atualmente faço parte de um grupo de pesquisa na UFF, no laboratório de imunorregulação e pretendo seguir carreira acadêmica.

Victor dos Anjos

Victor dos Anjos

Aluno

Graduando no curso de Farmácia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de geoquímica e síntese orgânica, já tendo sido Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC e PIBINOVA – UFF) na avalição de compostos orgânicos no material lagunar de Jacarepaguá e síntese de selenobenzofuranos contra a tuberculose. Aluno do projeto “Programa de Orientação sobre o Uso de Cosméticos (PROUC)” desde agosto de 2021. Atualmente, também atuo como estagiário no Setor da Garantia da Qualidade núcleo de validação no Instituto Vital Brazil (IVB), estudando e aplicando os preceitos da RDC 658/22 que fala sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

Ana Rebecca da Silveira

Ana Rebecca da Silveira

Aluna

Graduanda no curso de Farmácia na Universidade Federal Fluminense – UFF. Em 2020 foi Bolsista de Iniciação Científica na área de Virologia e Biologia Molecular no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, localizado no Fundão (UFRJ) com o projeto “Investigação de Fatores Associados a Polimorfismo de Nucleotídeos Únicos em Genes de IFN-y Relacionados a Infecção por Citomegalovírus em Pacientes Transplantados Renais do Rio de Janeiro”. Também fez parte da equipe do projeto de extensão nuPEDEN UFF sobre neurociência (2022). Atualmente é estagiária do setor de Farmácia do Hospital Universitária Antônio Pedro (HUAP) e faz parte do Programa de Orientação sobre o Uso de Cosméticos (PROUC) desde 2021.

Elizabeth Valverde Macedo

Elizabeth Valverde Macedo

Professora Colaboradora

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é Vice-Diretora do Laboratório Universitário Rodolpho Albino (LURA) da UFF, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão para o monitoramento da qualidade de medicamentos dispostos ao uso no SUS e Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos. É professora Adjunta e coordenadora das disciplinas: Tecnologia Farmacêutica, Estágio de Assuntos Regulatórios e Validação, todas na UFF. Foi Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Colaborou para a elaboração da 5ª edição a Farmacopeia Brasileira (2010). É docente no curso de especialização de Tecnologia Farmacêutica da mesma Universidade. Tem experiência nas áreas de Vigilância Sanitária, Validação e Tecnologia farmacêutica, com ênfase no desenvolvimento de análise de risco aplicado a processos e planejamento de experimentos (Design of experiments).

Currículo Lattes

Lethícia Carvalho Pereira

Lethícia Carvalho Pereira

Aluna

Atualmente graduanda no curso de Farmácia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Epidemioligia e Microbiologia, já tendo sido Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC – UFF) na Avaliação de Novos Agentes Antimicrobianos. Aluna responsável pelo projeto “Programa de Orientação sobre o Uso de Cosméticos (PROUC)” desde agosto de 2020 e estagiária no Setor de Produção de Soros Hiperimunes no Instituto Vital Brazil desde outubro de 2021. Anteriormente, realizou projetos envolvendo Investigação de Atividade Antimicrobiana de Extratos Marinhos, Tetrazóis Pirazólicos e Peptídeos Antimicrobianos (AMPs) contra cepas de Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Escherichia coli. Têm experiência em técnicas laboratoriais envolvendo testes de Concentração Mínima Inibitória (CMI) e Concentração Mínima Bactericida (CMB), Suscetibilidade Antimicrobiana (TSA) e Biofilme.

Currículo Lattes

Fernanda Fernandes

Fernanda Fernandes

Aluna

Técnica em Telecomunicações formada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente graduanda no curso de Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq no Laboratório de Fitoquímica e Farmacognosia na Faculdade de Farmácia (UFRJ), atuando no projeto intitulado “Revisão das Atividades Biológicas de Fenilpropanoides Glicosilados no Gênero Lippia“.

Currículo Lattes

Heloisa Ferro

Heloisa Ferro

Aluna

Técnica em eletrônica formada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Graduanda no curso de Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como aluna de iniciação científica no Laboratório de Sistemas Híbridos da UFRJ, onde desenvolve nanoformulações. Atualmente, é aluna do projeto de extensão Formulando Literacia Científica, e é integrante da Liga de Cosmetologia da Faculdade de Farmácia da UFRJ (LIAC). Além disso, faz parte do projeto “Programa de Orientação sobre o Uso de Cosméticos (PROUC)” desde julho de 2021. Tem experiência de trabalho na área de cosméticos, e revivência prática atuando como maquiadora formada pelo curso Logi Ação Maquiagem e Eventos LTDA.

Contato

Telefone

-

Email

prouc.uff@gmail.com

Endereço

Rua Dr. Mario Vianna, 523 - Santa Rosa - Niterói - RJ

Skip to content