Autores: Lethícia C. Pereira, Victor L. S dos Anjos, Rafaela D. Oliveira, Mayara C. S. Silva, Giovana S. de Gouveia, Emeli M. de Araújo e Samanta C. Mourão.
O mercado de cosméticos voltados ao público masculino está em constante expansão, e existem algumas diferenças fisiológicas entre a pele de homens e mulheres. A pele masculina possui um maior número de glândulas sebáceas no rosto, isso está associado à produção de testosterona, esse hormônio é responsável pelo funcionamento desse tipo de glândula, sendo que a produção de sebo é cerca de 2x maior nos homens do que nas mulheres. Essa elevação no sebo produzido, provoca excesso de oleosidade, poros dilatados, cravos e acne.
Ainda devido aos maiores níveis de testosterona, a textura, espessura e densidade da pele masculina é muito diferente da feminina. Dessa maneira, os homens possuem a pele mais áspera e espessa devido a maior queratinização que objetiva suportar os fios grossos e volumosos da barba.
Uma queixa muito comum do público masculino é a queda capilar (alopécia), que afeta até 80% dos homens. Por fim, o suor é um fator pertinente para os homens, as bactérias presentes na pele utilizam o suor como metabólito e seu produto de secreção é o que causa o odor característico.
O consumo de cosméticos pelo público masculino teve grande crescimento ao longo dos últimos anos, uma pesquisa publicada pelo Euromonitor mostrou que entre 2012 e 2017 no Brasil houve um crescimento de 70% em investimento em produtos de beleza voltados a este público, em 2019 três das maiores empresas nacionais produtoras e distribuidoras de cosméticos faturaram 30,8 bilhões de reais somados em vendas de cosméticos voltados ao público masculino.
No Brasil existem nove marcas que se destacam na venda de cosméticos masculinos e cada uma delas possui pelo menos uma linha específica de produtos para homens.
Os produtos de destaque dessas marcas são principalmente fragrâncias, produtos para barba desde loções pós barba, xampus e cremes específicos para eles, também xampus específicos para cabelo de acordo com o que ele precisa caso os fios sejam finos ou grisalhos, pomadas e gel modeladores para cabelo, desodorantes perfumados e hidratantes para a pele. Esse aumento na quantidade de produtos voltados a este público é resultado da mudança de concepção por parte dos homens quanto ao consumo de cosméticos.
Uma pesquisa realizada em 2017 analisou o perfil do consumidor masculino no Brasil. Este estudo mostrou que entrevistados 72,5% dos entrevistados usam cosméticos para melhorar sua autoestima e se sentir feliz com sua aparência e 46,5% se importam com a qualidade do produto que estão consumindo.
Em termos de renda social, a maior parte da população masculina consumidora de cosméticos, 52%, pertence à classe A, enquanto 12% estão na classe B e 26% na classe C.
Metrossexual?
O termo metrossexual foi usado pela primeira vez em 1994, pelo jornalista Mark Simpson ao publicar um artigo no jornal The Independent, o artigo intitulado como “Here come the mirror men” (Traduzindo: Aí vem os homens espelho). Porém, apenas em 2002 o termo ganhou forças, desta vez Mark havia publicado um artigo na revista online Salon, intitulado “Meet the metrossexual” (Traduzindo: Conheça os metrossexuais). No dicionário da língua portuguesa, o termo metrossexual possui o seguinte significado “Indivíduo heterossexual que prefere viver em grandes centros urbanos (metrópoles), caracterizado por ter grande interesse por moda, compras e pelo cuidado com sua aparência física.”
Com a popularização do termo metrossexual, esse grupo de homens heterossexuais passaram a buscar mais cuidados para si mesmos, mas com a afirmação de masculinidade de modo a evitar qualquer questionamento quanto à sexualidade. O conceito de que a masculinidade seria dissociada dos cuidados estéticos foi imposta pela nossa sociedade, fez com que homens passassem a maior parte de suas vidas acreditando que produtos determinados produtos cosméticos deveriam ser usados apenas por mulheres.
Durante os anos a publicidade teve um papel importante para manter e reafirmar estereótipos de gêneros. Em campanhas publicitárias era possível ver homens exercendo papéis tidos apenas como masculinos, não expressando nenhum tipo de sentimento ou não exercendo tarefas domésticas. As campanhas sempre eram voltadas para enfatizar o estereótipo masculino, então, em muitas campanhas a representação masculina era sobre um homem forte e viril, sem quaisquer demonstrações de sensibilidade.
Ao longo do tempo as campanhas publicitárias foram mudando e trazendo questões atuais para muitas marcas, então as campanhas passaram a ser voltadas para todos os tipos de pessoas e identidades de gênero.
No Brasil foi possível observar que houve uma mudança na publicidade no final dos anos 90, essa mudança se deu pelo fato de comportamentos que não eram aceitos pela sociedade e ditados como femininos, passassem a ser aceitos e empregados nessas propagadas, a partir disso, começam a existir comerciais em que homens podiam expressar os seus sentimentos e características com mais liberdade.
Com a mudança deste cenário no Brasil, passamos por um aumento de procura e interesse por parte dos homens em produtos cosméticos.
O homem do século 21 vem desconstruindo o estereótipo de que “homem de verdade” não precisa de cuidar, mostrando que os homens não só vêm consumindo mais cosméticos, como também passaram a se importar com a qualidade destes produtos, sendo está uma tendência em todas as esferas sociais.
“O mercado da beleza vem passando por transformações e uma das que mais se destaca é o interesse do público masculino pelo segmento de produtos cosméticos.
O crescimento do conceito de autocuidado, que abrange o bem-estar emocional, físico e estético, amplamente divulgado por influenciadores digitais, celebridades e profissionais da área, levou a uma mudança dos hábitos dos homens, e o cuidado com a aparência passou a fazer parte da rotina diária.
Essa mudança reflete na expansão do mercado de cosméticos, especialmente na necessidade de diversificação das opções para atender às diferentes necessidades específicas do público masculino.
De acordo com dados da Euromonitor, o mercado brasileiro de produtos masculinos é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2020, a pesquisa Cosmentology, realizada pelo Grupo Croma, destaca que os perfumes (65%), shampoos e condicionadores (63%) e cosméticos para cuidados com a barba (40%) estão entre os principais segmentos de interesse por produtos cosméticos masculinos.
A estrutura da pele masculina apresenta uma composição hormonal diferente da das mulheres. É mais espessa e oleosa, e envelhece em ritmo mais lento, devido à maior produção de colágeno e fibras elásticas. Nos homens, a pele apresenta maior quantidade de glândulas sebáceas, e em torno de 50% mais ativa do que nas mulheres, principalmente devido a ação da testosterona. Essa característica gera mais oleosidade e torna a pele masculina mais propensa ao aparecimento da acne.
Produtos masculinos devem apresentar sensorial mais seco e auxiliar na redução dos problemas causados pela oleosidade. Os produtos multifuncionais, como hidrantes que controlam o brilho da pele, também despontam como tendência.”
“A alguns anos atrás tinha na sua totalidade cosméticos voltados exclusivamente para o publico feminino, porém isso vem mudando com o passar do tempo, mais ainda não descobriram uma forma de chamar a atenção deste público.
Estamos passando por uma revolução nesta área e isso tem feito com que a procura de derma cosméticos por parte do público masculino venha aumentando. Em grande maioria em minha prática clínica em consultório tenho visto a procura por este público em fazer algum tipo de melhoria ou até mesmo em cuidados e dicas de como se cuidar apesar da dificuldade em se ter produtos específicos acabamos recorrendo a cosméticos manipulados.
O que se via no passado de homens procurarem ajuda só quando algo de ruim acontecia a sua saúde ficou no passado, os homens de hoje querem ficar bonitos, com a pele bem cuidada e gostam de ser elogiados por estarem se cuidando. As coisas estão mudando e precisamos acompanhar esse processo, os homens já estão a um passo a frente a essas mudanças que vieram pra estabelecer um novo padrão, a empresa de derma cosméticos que conseguir de alguma forma chamar a atenção deste público com certeza vai conquistar novos adeptos.”
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