Com o maior interesse em cuidar da pele, o uso de ácidos com a finalidade de esfoliação química em formulações cosméticas também aumentou. A esfoliação química tem como finalidades principais: clarear de manchas, tratar da acne vulgar, melhorar aspecto e textura da pele e amenizar os sinais de envelhecimento.

Em consultório os procedimentos de peeling com ácidos em elevada concentração, como por exemplo, glicólico, mandélico, pirúvico, retinóico, salicílico, tioglicólico, tricloroacético, são aplicados por profissionais habilitados. Nessa matéria apresentaremos apenas os ácidos que podem ser encontrados em menor concentração em Produtos cosméticos para Cuidados com a pele (Home care) que geralmente são aplicados no rosto e pescoço.

As substâncias com poder de esfoliação química (renovação da pele) muito superficial que são mais encontradas em cosméticos são:

1. ÁCIDO GLICÓLICO

É um α-hidroxiácido que é encontrado naturalmente na cana-de-açúcar. Aplicado sobre a pele provoca

  • vasodilatação;
  • diminui a espessura e a compactação do estrato córneo;
  • acelera a renovação celular da epiderme;
  • estimula a síntese de colágeno.
No uso cosmético a concentração varia entre 2 a 10%.
O ácido glicólico é um dos que possui maior utilização entre as formulações cosméticas. Isso porque sua molécula é muito pequena, o que facilita a sua permeação, além de não ser fotossensível, permitindo seu uso em produtos diurnos.

Além de aumentar a hidratação da pele, o que permite seu uso em peles secas, aumenta a elasticidade epidérmica pela estimulação direta na produção de colágeno. É indicado, principalmente, para tratar melasma e acne. No tratamento do melasma, o ácido glicólico reduz a pigmentação excessiva na área acometida sem afetar diretamente a melanina.

2. ÁCIDO MANDÉLICO

É um α-hidroxiácido derivado do extrato de amêndoas amargas.

Também tem ação antibacteriana e antinflamatória sendo interessante para o tratamento de acne.
Em cosméticos para home care é encontrado na concentração de 2 a 10%.

3. ÁCIDO SALICÍLICO

O ácido salicílico é um β-hidroxiácido capaz de promover o rejuvenescimento facial pelas suas propriedades antioxidantes e renovador celular.

Este ácido provoca a vasodilatação, o que reduz a espessura e a compactação do estrato córneo, acelerando a renovação celular da epiderme que, consequentemente estimulará a síntese de colágeno local, principalmente na parte facial; local mais exposta pela radiação ultravioleta.

Outras propriedades conhecidas do ácido salicílico são:

  • diminuir a produção de sebo;
  • apresentar ação antinflamatória, queratolítica e antimicrobiana.
Essas funções tornam este ácido muito utilizado também no tratamento de acnes, dermatite seborreica e para redução de rugas finas e cicatrizes.
Apesar de não ser fotossensível, pode ser utilizado durante o dia caso não haja exposição solar.
Em home care é usado de 1 a 5%.

Pessoas com alergia ao ácido acetilsalicílico não devem usar produtos contendo esse ácido.

4. ÁCIDO RETINÓICO

Os ácidos retinóicos, conhecidos como tretinoína ou vitamina A ácida, também são exemplos de ácidos utilizados no tratamento da acne, porém não fazem parte dos α-hidroxiácidos.

Eles são substâncias intermediárias no processo de síntese da vitamina A, inibem a comedogênese e diminuem as lesões inflamatórias da acne.
Com isso, uma renovação celular da pele é provocada, surgindo uma pele mais sensível e menos danificada pela acne.

Além disso, os ácidos retinóicos podem ser utilizados em todos os estágios da acne vulgar, mas requerem cuidados, como fazer o seu uso em dias alternados caso haja irritação da pele, e preferencialmente à noite por ser fotossensível.

Também é usado em produtos antidade para suavizar sinais do envelhecimento. Em cosméticos para home care são encontrados na concentração de 0,01 a 0,05%.

Ácido Retinóico vs Retinol

O ácido retinóico e o retinol são os ácidos mais usados em produtos cosméticos devido a sua alta tolerabilidade e baixo índice de reações adversas. Seus benefícios são:

  • clareamento das manchas e suavização de rugas na pele;
  • estimulação do colágeno;
  • suavização de linhas finas;
  • controle da oleosidade;
  • tratamento da acne, cravos e ajuda na minimização dos poros.

O ácido retinóico e retinol possuem basicamente os mesmos efeitos.

A diferença é a suavidade maior do retinol, sendo menos agressivo e de baixo índice de efeitos adversos.
O retinol é indicado para peles sensíveis, maduras e com menos danos do tempo. A concentração usual em produtos home care é de 1 a 5%.

CUIDADOS GERAIS NO USO DE ÁCIDOS

De maneira geral, a maior parte dos ácidos promovem uma esfoliação na pele, o que ajuda a retirar as camadas danificadas da pele e estimular o crescimento de uma camada nova, menos danificada.

Devido a uma maior sensibilidade da pele provocada pelo seu afinamento, é aconselhado o uso de um creme hidratante, com reforço do filtro solar, além de evitar o seu uso diurno quando estiver fazendo uso de ácidos fotossensíveis, como o ácido retinóico.

Além destes cuidados, é importante frisar a contraindicação de uso de ácidos de uma forma geral por mulheres gestantes devido a sua categorização C (classificado como medicamento e como produto biológico) pelo FDA (Food and Drug Administration).
Produtos contendo tretinoína (ácido retinóico) não devem ser utilizados durante a gravidez, pois além de causarem danos aos bebês, essas substâncias são excretadas pelo leite materno.

TODO O ÁCIDO PRESENTE EM COSMÉTICOS GERA ESFOLIAÇÃO QUÍMICA?

Ao olhar a lista de ingredientes de produtos cosméticos muitas vezes encontramos “ácidos” na composição. No entanto, nem todo o ácido presente tem a capacidade de esfoliação química gerada pelos ácidos supracitados.

Outros tipos de ácidos são adicionados em cosméticos com diferentes funções: 

  1. despigmentantes (ácido kójico);
  2. antioxidantes (ácido ascórbico);
  3. hidratantes (ácido hialurônico);
  4. ativo anti-acne ( ácido azelaico);
  5. até mesmo o conservante da formulação (ácido benzóico).

Compartilhe:

Autoras: Luiza S. de Medeiro, Clara S. Ferraz, Lethícia C. Pereira e Emeli M. de Araújo

Referências bibliográficas:

  • GOMES, R.K. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3. ed. São Paulo: LMP, 2009.
  • KEDE, M.P.V. SABATOVICH, O. Dermatologia estética. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.
  • RIBEIRO, J.C.  Cosmetologia aplicada a dermoestética.  2. ed. São Paulo: Pharmabooks, 2010.
  • Ministério da Saúde. Saude.gov.br. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0029_01_06_2012.html>. Acesso em: 11 Mar. 2021.
  • BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, Sociedade; SCHALKA, Brasil; MONTEIRO AGELUNE, Sergio; et al. Surgical & Cosmetic Dermatology. [s.l.]: , [s.d.]. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2655/265530933003.pdf>. Acesso em: 11 Mar. 2021.
  • ‌FEROLLA, Ana Carolina Junqueira. Estudo da pele fotoenvelhecida antes e após esfoliação química com o ácido pirúvico a 80%: análise clínica, histopatológica e imunohistoquímica da proliferação celular. 2021. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5133/tde-05092014-113030/en.php>. Acesso em: 11 Mar. 2021.
  • OSORIO REIS MENESES FEITOSA, Alyane. O ácido retinóico tópico no tratamento da acne vulgar: uma revisão | Feitosa | REVISTA DA FAESF. 2018. Disponível em: https://www.faesfpi.com.br/revista/index.php/faesf/article/view/57/53. Acesso em: 9 mar. 2021.
  • NARDIN, P. ;.; GUTERRES, S. S. Alfa-hidroxiácidos: aplicações cosméticas e dermatológicas. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19373/000296082.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • SOUZA, Leticia Carvalho de; et. al. O Uso Associado do Ácido Kójico e Ácido Glicólico como Alternativa. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/tratamento-de-melasma#Acido-Glicolico. Acesso em: 9 mar. 2021.
  • NERY, Ruth; PANTOJA, Santos; PRISCILA, Dayana; MEJIA, Maia. Pós-graduanda em Fisioterapia Dermato-Funcional 2-Orientadora Fisioterapeuta Especialista em Metodologia do Ensino Superior Os principais ácidos utilizados no tratamento da acne vulgar: uma revisão de literatura. [s.l: s.n.].
  • Os ácidos indicados para renovar a pele durante o inverno – SBD-RESP. [s.d.]. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/os-acidos-indicados-para-renovar-a-pele-durante-o-inverno/. Acesso em: 12 mar. 2021.
  • FERREIRA RODRIGUES, Jakeline; et al. A UTILIZAÇÃO DO ÁCIDO SALICÍLICO NA PREVENÇÃO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO FACIAL. [s.d.]. Acesso em: 12 mar. 2021
  • Classification of Products as Drugs and Devices and Additional Product Classification Issues | FDA. 2017. Disponível em: https://www.fda.gov/regulatory-information/search-fda-guidance-documents/classification-products-drugs-and-devices-and-additional-product-classification-issues. Acesso em: 12 mar. 2021.
Skip to content