Autores: Juliana L. Nepomuceno, Patrick de L. Barbosa e Emeli M. de Araújo.
Nos últimos anos tem ocorrido um interesse crescente nas aplicações do Polidesoxirribonucleotídeo (PDRN), com realização de muitos estudos experimentais e clínicos. O PDRN é uma substância derivada de DNA patenteada e registrada. Constitui uma mistura de desoxirribonucleotídeos (nucleotídeos de DNA com desoxirribose) e é derivado do esperma de Oncorhynchus mykiss (truta salmão) ou Oncorhynchus keta (salmão chum). É extraído e purificado em alta temperatura, um procedimento que permite recuperar a substância ativa de modo seguro, conferindo um DNA altamente purificado.
Aplicações farmacológicas do PDRN
Inicialmente, estudos empregando o PDRN foram avaliados para medicina regenerativa, envolvendo terapias de regeneração de tecidos e órgãos danificados. Nesse contexto, trabalhos com uso do PDRN observaram resultados eficientes na cicatrização de locais doadores de enxertos de pele autólogos (utilizando tecido do próprio indivíduo), com melhora da reepitelização e do tempo de cicatrização.
Colírios à base de PDRN também foram avaliados no reparo do tecido epitelial da córnea em pacientes após ceratectomia fotorrefrativa (procedimento oftalmológico com uso de laser, para corrigir problemas de visão), mostrando notável regeneração do epitélio da córnea e nenhum evento adverso significativo.
A administração de PDRN via intramuscular e ao redor de lesões em pacientes diabéticos, com úlceras do pé diabético que acometem epiderme e derme, quase dobrou a taxa de cura completa. A eficácia da substância também se confirmou no tratamento de úlceras de pressão (comum em pessoas acamadas), com cicatrização completa da ferida em 67% dos pacientes tratados com PDRN conjugado ao ácido hialurônico.
PDRN no âmbito da estética
A abordagem do PDRN ganha notoriedade no campo da Estética, gerando interesse comercial devido às suas propriedades regenerativas e rejuvenescedoras. O PDRN é capaz de estimular o crescimento celular e promover reparo tecidual, mostrando-se um candidato potencial para tratamentos anti-idade.
O mecanismo de ação do PDRN envolve o aumento do metabolismo celular e promoção da síntese de colágeno, conduzindo a um aumento da elasticidade e redução das linhas de expressão. O PDRN também é capaz de atuar na regulação da melanina (pigmento responsável pela cor da pele), no tratamento de manchas da pele (hiperpigmentação). No entanto, cientificamente ainda demanda compreensão de evidências clínicas para o completo entendimento dos seus efeitos.
Nesse cenário, suas propriedades de regeneração também parecem apresentar uma nova alternativa para o tratamento de cicatrizes de acne. Estudos recentes revelaram que a aplicação subcutânea do PDRN associado a outros ativos (como ácido ascórbico, fatores de crescimento e ácido hialurônico) pode melhorar consideravelmente a aparência das cicatrizes de acne, especialmente cicatrizes atróficas, isto é, quando há perda de tecido na área afetada.
Concomitante ao tratamento com PDRN, também são realizados procedimentos de microagulhamento, bem como a utilização de medicamentos tópicos para os cuidados domiciliares, como a tretinoína (ácido retinóico). Por essa razão, ainda é difícil mensurar o verdadeiro impacto e o quanto o PDRN realmente atua nesse processo de melhora das cicatrizes de acne, apesar de seu uso se mostrar promissor.
Em resumo, os benefícios do PDRN envolvem:
- Regeneração e Reparação: Ajuda a acelerar o processo de cicatrização da pele, estimulando a produção de novas células e melhorando a textura da pele;
- Hidratação profunda: Proporciona uma hidratação intensa, mantendo a pele suave e nutrida;
- Redução de rugas e linhas finas: Estimula a produção de colágeno e elastina, reduzindo visivelmente sinais de envelhecimento;
- Melhora da elasticidade: Deixa a pele mais firme e tonificada, com uma aparência rejuvenescida.
No Brasil, até o presente momento, o PDRN de produção industrial recebeu aprovação da ANVISA para aplicações cosméticas com finalidade específica (uso tópico). Pode ser encontrado em produtos de cuidados com a pele, como séruns e cremes, associado a ativos como niacinamida, ácido hialurônico e silício orgânico, para uso em casa (home care). O valor dos produtos custa em torno de R$200 (duzentos reais).
Compartilhe:
Referências Bibliográficas:
Goldust, M., Baumann, L., Gold, M. H., Landau, M. Advancements in cosmetics and aesthetics: a comprehensive Review. Dermatological Reviews, v.5, n.4, p.e245, 2024.
Park HJ, Byun KA, Oh S, Kim HM, Chung MS, Son KH, Byun K. The Combination of Niacinamide, Vitamin C, and PDRN Mitigates Melanogenesis by Modulating Nicotinamide Nucleotide Transhydrogenase. Molecules, v.27, n.15, p.4923, 2022.
Squadrito, F., Bitto, A., Irrera, N., Pizzino, G., Pallio, G., Minutoli, L., & Altavilla, D. Pharmacological activity and clinical use of PDRN. Frontiers in pharmacology, v.8, p.224, 2017.
UTAMA, R. C.; YENNY, S. W.; NORAWATI, L.; ARIMUKO, A. Combination Procedure for Acne Scars Revision, Is It Needed? Bioscientia Medicina: Journal of Biomedicine and Translational Research, v. 8, n. 4, p. 4186-4191, 2024.