Autores: Brenda Demier e Emeli M. de Araújo.

Os polímeros são uma classe de matérias primas muito utilizadas em cosméticos e em produtos de cuidados pessoais. Por possuir várias propriedades, seu uso pode garantir diversos benefícios às formulações em que for utilizado, possibilitando a criação de produtos de alto desempenho. Podem ser encontrados em diversos produtos capilares, como xampus e condicionadores, reparadores de ponta, máscaras de hidratação e géis, como também em produtos para o corpo, como hidratantes, cremes, géis, sabonetes e protetor solar, além de produtos para unhas, maquiagem e fragrâncias.

Existem vários tipos de polímeros, que podem ser naturais, sintéticos ou semissintéticos.  Por serem formados por macromoléculas compostas por monômeros, geralmente arranjados em cadeia, possuem grande diversidade estrutural. Devido a essa diversidade, em cosméticos, são utilizados para diversas funções, como: modificar a reologia do produto (textura e fluidez), espessantes, estabilizadores e desestabilizadores de espuma, emulsificantes, fixadores, condicionadores e na formação de filme.

Os polímeros sintéticos são os mais utilizados na indústria devido ao seu baixo custo, fácil adaptação, possibilidade de ser produzido em larga escala e longo prazo de validade. Os mais comuns encontrados em cosméticos são os polímeros à base de ácido acrílico, poliacrilamidas, homopolímeros e copolímeros à base de óxido de alquileno e silício. Os PEG’s (polietilenoglicóis) são bastante utilizados em formulações cosméticas como emolientes, emulsificadores (misturando ingredientes a base de água e óleo mais facilmente) e intensificadores de penetração (auxiliando na entrega de outros ingredientes mais profundamente na derme). Assim, estão presentes em produtos de cuidados com a pele, espumas de barbear, maquiagem, xampus e condicionadores, desodorantes, sabonetes, entre muitos outros. Porém, um grande problema associado ao uso dos polímeros sintéticos é a sua origem petroquímica, o que contribui para a poluição ambiental. 

Alternativas Sustentáveis

Como alternativa para amenizar esse problema, estão sendo muito utilizados os poliésteres alifáticos, como poli (ácido láctico) (PLA), poli (ε caprolactona) (PCL) e poli(3-hidroxibutiratoco-3 hidroxi valerato), que possuem propriedades biodegradáveis, são biocompatíveis e podem ser produzidos em massa, além de processabilidade por fusão e propriedades mecânicas não encontradas nos polímeros naturais. Devido a essas propriedades, estão recebendo atenção para produção de cosméticos sustentáveis.

Os polímeros naturais também são alternativas adequadas e muito utilizados em formulações cosméticas por não serem tóxicos, além de serem biodegradáveis, biocompatíveis e ecologicamente corretos. Ademais, são adequados para diversas aplicações, como modificadores e estabilizadores, em produtos como maquiagens e cuidados para pele e cabelo. Porém, não possuem a mesma performance dos sintéticos e geralmente dão uma sensação pegajosa e aspecto não cosmético ao produto. Como exemplo dessa classe de polímeros, podemos citar as gomas: guar, xantana,  tara; além de pectinas, quitosanas, alginatos, amido, polissacarídeos e gelatinas. 

Os polímeros semissintéticos são polímeros naturais modificados quimicamente e são derivados da celulose, sendo éteres e ésteres de celulose os grupos mais utilizados nas formulações. Esses derivados podem fornecer viscosidade em soluções, características de filme termoplástico e estabilidade contra biodegradação, calor, oxidação e hidrólise. Diferentemente dos ésteres de celulose, que são bons formadores de filme, os éteres de celulose, por serem solúveis em água, são utilizados principalmente como gelificantes, bioadesivos, espessantes e estabilizantes, podendo ser aplicados em cremes, xampus, loções e géis. Além disso, são mais resistentes à contaminação bacteriana do que os polímeros naturais.

Bibliografia

ALVES, Thais FR et al. Applications of natural, semi-synthetic, and synthetic polymers in cosmetic formulations. Cosmetics, v. 7, n. 4, p. 75, 2020.

PATIL, Anjali; FERRITTO, Michael S. Polymers for personal care and cosmetics: Overview. Polymers for personal care and cosmetics, p. 3-11, 2013.

Skip to content