Autores: Juliany Bernardo da Silva e Emeli M. de Araújo
Corantes podem ser encontrados em diversas formulações com a função de dar cor a mesma ou colorir a pele do usuário (maquiagens, por exemplo). Em cosméticos são usados pigmentos orgânicos, pigmentos inorgânicos ou corantes orgânicos.
Os corantes podem ser:
- Naturais que são provenientes da natureza de origem mineral, animal ou vegetal. Os de origem mineral são os que geram mínimo impacto ambiental;
- Sintéticos que são produzidos artificialmente, provenientes de petroquímica, com a composição definida semelhante à de corantes naturais. Um bom exemplo é a eosina utilizada para conferir a coloração vermelha nos batons.
O corante ao ser aplicado absorve a radiação na faixa da luz visível, nos comprimentos de onda entre 400 nm – 700 nm e é por esse motivo que é possível perceber sua coloração. Os corantes sintéticos, além de possuírem uma maior estabilidade que os corantes naturais, também possuem uma maior absorção dessa radiação devido à circulação de elétrons em sua estrutura através dos anéis aromáticos.
Já os pigmentos podem ser inorgânicos de origem natural (óxido de ferro, óxido de zinco, dióxido de titânio, mica) ou sintético (o processo de fabricação pode gerar impacto ambiental). A mica, apesar de ser natural, sua obtenção pode não ser sustentável pois sua extração envolve mineração, que gera impacto ambiental. E em alguns locais existem relatos de trabalho infantil.
Os pigmentos orgânicos podem ser de origem vegetal (pigmento amarelo de gardênia, curcumina (açafrão), betalaína (beterraba), licopeno vermelho (tomate), capsantina e capsorubina (páprica) e sua obtenção pode estar relacionada a desmatamento.
- Origem animal: carmim, que pode envolver exploração animal.
- Origem sintética: quinacridones, ftalocianinas, perilenos, pirrolas e arilaminas, só que envolve produção petroquímica e possível poluição ambiental.
É válido ressaltar que os corantes são diferentes dos pigmentos pois o primeiro não adiciona cobertura mas tinge a superfície do material em que se é aplicado.
Fragrâncias
São misturas complexas que emanam odores olfativos e estão presentes em cosméticos, produtos para higiene pessoal e perfumes.
As fragrâncias possuem diversos caminhos olfativas (como cítrico, floral, oriental, amadeirado, entre outros) que têm o poder de acionar emoções e memórias, por isso o perfume, que é um cosmético ligado diretamente à fragrância, é tão apreciado e é dito como algo “particular” de cada pessoa. São misturas de compostos orgânicos, que podem ser:
- Naturais que são fragrâncias que são produzidas através de óleos essenciais extraídos da natureza como a fragrância de frutas e plantas, por exemplo, mas podem estar relacionadas a desmatamento. Algumas fragrancias muito antigas e famosas eram de origem animal, como o Almiscar (musk) e o ambar, fontes que envolvem exploração animal;
- Sintéticas são produzidas na indústria e sua obtenção pode estar relacionada a poluição ambiental.
A única alternativa sustentável para fragrâncias é não usar as mesmas nas formulações, o que fica inviável quando se trata de perfumes.
Apesar de serem bastante utilizados na produção de cosméticos, os corantes e as fragrâncias orgânicos não se degradam naturalmente, por isso podem trazer danos à saúde humana e ao meio ambiente. Em seres humanos a curto e/ou a longo prazo, os corantes e fragrâncias podem provocar dores de cabeça, náuseas, alergias, irritações e até mesmo desregulação endócrina. Além disso, também é possível observar danos na biodiversidade e nos ecossistemas através da poluição desses recursos, principalmente quando se fala de corpos d’água, que ao serem poluídos não conseguem obter oxigênio suficiente para que ocorra a realização da fotossíntese dos seres vivos subaquáticas.
Dito isso, é preferível que os consumidores se atentem à formulação dos cosméticos que utilizam a fim de evitar danos à saúde e ao meio ambiente e, se possível, optem por cosméticos mais naturais ou mais ecológicos.
Compartilhe:
Referências:
- Corantes: o que são e como agem. Acesso em: 18/08/2023. Disponível em: <https://www.farmajunior.com.br/cosmeticos/corantes-o-que-sao-e-como-agem/>;
- Cosméticos convencionais podem ser prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente. Acesso em: 19/08/2023. Disponível em: <https://biologiadaconservacao.com.br/cienciaemacao-ecosaboaria>;
- Veja os diferentes tipos de fragrâncias e como são produzidas. Acesso em: 19/08/2023. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/07/4938230-veja-os-diferentes-tipos-de-fragrancias-e-como-sao-produzidas.ht>.