Autores: Camila Ribeiro Roveri Garcia, Carolina Modesto, Denise da Silveira e Emeli Araújo.

o período gestacional ocorrem muitas modificações físicas e hormonais, dentre as alterações pigmentares destaca-se o melasma que acomete cerca de 70% das gestantes e é caracterizado por manchas escuras no rosto (hiperpigmentação).
Para prevenir o melasma o mais indicado é evitar a exposição ao sol, mas se a gestante se expor, deve fazer proteção solar adequada através do uso de chapéus e protetores solares com Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30. Especialistas recomendam aplicar o protetor solar meia hora antes da exposição ao sol e reaplicá-lo regularmente ao longo do dia para prevenir o melasma.
Os ingredientes ativos dos protetores solares são os filtros ultravioleta (UV), classificados em orgânicos e inorgânicos baseados em sua composição química e mecanismo de ação (GEOFFRE; MWANGI; MARU, 2019).
Estudos confirmam a absorção dos filtros UV orgânicos pela pele e distribuição sistêmica, causando disrupção endócrina e toxicidade, alterando a atividade estrogênica, androgênica, progestagena, reprodutiva e alteração no funcionamento da tireóide, fígado e rins ainda se acumulam no tecido adiposo e cérebro. Por isso o uso de protetores solares contendo estes compostos é contraindicado para mulheres gestantes, pois causam problemas no desenvolvimento fetal, e por lactantes, pois os compostos são excretados no leite materno (RUSZKIEWICZ et al., 2017).
Alguns exemplos de filtros UV orgânicos que devem ser evitados: benzofenona-3, homosalato, 4-metil benzilideno cânfora, octilmetoxicinamato, octil dimetil PABA, gliceril PABA, Butil-Metoxidibenzoi-metano, Ácido p-aminobenzoicoa(PABA), Ácido fenilbenzimidazolssulfônico (Rev. Virtual Quim., 2014).Como a grande maioria dos protetores solares vendidos possuem essas substâncias (filtros UV orgânicos) que podem ser tóxicas e colocam em risco o desenvolvimento do cérebro, órgãos sexuais, pulmões e diversas glândulas em bebês, durante a gestação, é mais indicado o uso de protetores solares que contenham filtros UV inorgânicos, também conhecidos como filtros UV físicos ou minerais. São eles: dióxido de titânio e óxido de zinco. Estes filtros UV são seguros na gestação e não penetram na pele, no entanto podem deixar um aspecto esbranquiçado ao passar o produto na pele. Para evitar isso, a gestante pode optar por um protetor solar com cor.
No Brasil é possível encontrar protetor solar apenas com filtro inorgânico de várias marcas, como: Adcos, Bioderma, Dermage, ISDIN, Mantecorp, SkinCeuticals, dentre outros.

Referências:
RUSZKIEWICZ, J.A. et al. Neurotoxic effect of active ingredients in sunscreen products, a contemporary review. Toxicology Reports, v. 4, p. 245–259, 2017.
GEOFFRE, K.; MWANGI, A.N. & MARU, S.M. Sunscreen products: Rationale for use, formulation development and regulatory considerations. Saudi Pharmaceutical Journal, v. 27, n. 7, p. 1009-1018, 2019.

Skip to content